sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Depressão... (Será isso?)


O que é a depressão?

A depressão é uma doença mental que se caracteriza por tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por actividades habitualmente sentidas como agradáveis e perda de energia ou cansaço fácil e afecta cerca de 20% da população portuguesa [*1].

O sentimento de depressão pode ser uma reacção normal a uma perda, às dificuldades da vida ou a uma baixa auto-estima. No entanto, quando estes sentimentos intensos de tristeza – incluindo sentir-se sem esperança, sem rumo, inútil e sem valor – duram por muitos dias e até semanas e o impedem de desempenhar o seu quotidiano normalmente, o seu sentimento de depressão pode significar mais do que simples tristeza. Pode ser uma depressão clínica, uma condição médica que tem tratamento.

O que pode levar a uma depressão?

Estes são alguns factores que podem aumentar o risco de depressão:

- Abuso. Abuso sexual ou emocional pode contribuir para um estado depressivo no futuro.

- Determinada medicação. Por exemplo, alguns medicamentos usados para tratar a elevada pressão arterial, como a reserpina ou os bloqueadores-beta, podem aumentar o risco de depressão.

- Conflito. A depressão pode resultar de conflitos pessoais ou disputas com membros familiares ou amigos.

- Perda de um ente querido. A tristeza resultante da morte de uma pessoa próxima pode aumentar o risco de depressão.

- Genética. Se existirem casos de depressão na história dos seus antepassados familiares é possível que você tenha nos seus genes uma propensão natural à depressão.

- Ocasiões importantes. Mesmo ocasiões importantes como a conquista de um novo emprego, terminar da licenciatura, casamento ou baptizado podem levar a um estado de depressão. Da mesma maneira, ocasiões como um divórcio, perda de emprego ou reforma também podem deixar um indivíduo deprimido.

- Outros problemas pessoais. Problemas como o isolamento social em resultado de outras doenças mentais ou a expulsão do seio familiar ou de um grupo social podem conduzir à depressão.

- Doenças sérias. Às vezes, a depressão co-existe com uma doença principal fisicamente mais grave.

- Abuso de substâncias. Muitas pessoas que consomem substâncias ilegais têm problemas de depressão.

Como se trata a depressão?

Normalmente, a depressão é tratada através do recurso a medicamentos ou de intervenções psicoterapêuticas. A decisão de iniciar uma intervenção deste tipo deve ser sempre falada com o seu médico. É difícil a pessoa deprimida reunir condições para conseguir decidir o tratamento mais adequado a si sem a ajuda de um profissional de medicina.

Os medicamentos utilizados no tratamentos de pacientes deprimidos são os antidepressivos. Se lhe forem receitados antidepressivos, nunca pare o tratamento sem conhecimento do médico que o acompanha. Esclareça-se com ele, para que fique sem dúvidas em relação a este assunto importante.
(Fonte: http://logon.prozis.pt/a-depressao-o-que-e-e-o-que-pode-levar-a-este-estado/)

Nenhum comentário: