terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pensando, conversando com o "Universo" e seguindo em frente...


Ontem, logo cedo, recebi uma mensagem no celular que dizia mais ou menos assim: "Preciso falar com você"... Quando o celular vibrou eu jamais imaginei que seria uma mensagem de quem foi mas quando abri gelei... Sim, era "ele"... Imediatamente respondi que não havia o que dizer nem o que ouvir... Outra mensagem e outra resposta semelhante e a "conversa" se dissipou... E fiquei pensando nisso o dia inteiro...

A noite, ao voltar do Centro, eu tremia... Como se uma tempestade tivesse me invadido... Eu sentei no chão da sala e comecei uma "conversa com Deus"...

Eu precisava entender o que estava acontecendo dentro de mim para estar daquele jeito, tão mexida, tão nervosa, tão confusa... Não ia conseguir dormir sem entender...

Chorei, pois era preciso desabafar, e consegui chegar a uma reflexão de fato...

Não, realmente eu não posso encontrar com ele, nem pra falar do Campeonato de Futebol de Botão do Suriname... Eu não tenho condições emocionais para estar perto dele, seja por qual motivo for... Sabe quando alguém está parando de beber e não pode estar perto de nenhuma bebida? Eu, mesmo racionalmente sabendo que "não, ele não quer nada mais comigo", iria acabar querendo um abraço, chegar mais perto, eu ia acabar pedindo alguma coisa, ia acabar me humilhando, rastejando e me ferindo... Eu já sei a resposta, eu já sei o que ele não sente mais, mesmo assim eu ia chorar... Quando lembro da última vez que nos falamos e dele me dizendo: "Você sempre faz isso, você sempre pede pra falar, você sempre faz esse jogo, me impede de sair e eu quero sair, me deixa"... Me vem a sensação de humilhação toda de novo... E ele tem razão... Quem sou eu pra fazer isso? Mas não consigo controlar e pra evitar outra cena deprimente (ridícula e degradante), foi melhor não permitir que a conversa acontecesse, seja lá o teor da mesma...

Queria poder deletar isso de mim e não sentir mais, e não fazer mais, e não apelar mais, e não me humilhar mais... Só tem uma saída... Advinha qual? A que sei fazer melhor: Fugir...

Um dia, quem sabe, eu espero conseguir olhar pra ele sem ter vontade de que ele fique, conseguir estar perto dele sem ter o ímpeto de pedir qualquer coisa... Um dia eu espero que possa olhar pra ele sem tremer, sem desejar, sem querer que ele volte... Por hora não consigo... A diferença agora é que sei disso, admito isso e parti para o enfrentamento... Chega de ficar submetendo o outro a cenas que ele não precisa vivenciar... Não deve ser bonito ver alguém rastejando na sua frente... Eu vi nos olhos dele a raiva que sentiu da última vez... 

Não posso mudar o que sinto num estalar de dedos mas posso não expôr mais esse sentimento de uma maneira tão vexatória...

Não é fácil lidar com o que não se consegue domar... Mas não dizem que se reconhece o "homem de bem" pelo seu esforço em vencer os maus hábitos? 

Sim, eu gostaria de saber o que ele tinha pra dizer, embora saiba que não devia ser algo muito importante (já que não temos mais "assuntos em comum")... Mas entre matar a curiosidade e me manter de pé, preferi não saber.

Vou chorar, rir, endoidecer vez ou outra, mas vou sobrevivendo, me fortalecendo e "esquecendo"... No meu tempo, do jeito que me for permitido seguir... Vou sentir falta, vou querer ver, tocar, mas um dia isso vai passar e  já não temerei mais minhas reações... 

Estou caminhando, embora não pareça... Um dia de cada vez... Como disse o poeta: 

"Só por hoje - Legião Urbana"


Só por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu espero conseguir
Aceitar o que passou o que virá
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz
Hoje já sei que sou tudo que preciso ser
Não preciso me desculpar e nem te convencer
O mundo é radical
Não sei onde estou indo
Só sei que não estou perdido
Aprendi a viver um dia de cada vez
Só por hoje eu não vou me machucar
Só por hoje eu não quero me esquecer
Que há algumas pouco vinte quatro horas
Quase joguei a minha vida inteira fora
Não não não não
Viver é uma dádiva fatal!
No fim das contas ninguém sai vivo daqui mas -
Vamos com calma !
Só por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu não vou me destruir
Posso até ficar triste se eu quiser
É só por hoje, ao menos isso eu aprendi

Nenhum comentário: